1 2 3 4

Você já ouviu falar em de flagbol?




É gente... Tem tanto esporte neste mundo, que boa parte deles a gente nunca ouviu falar. Agora é a hora de você saber mais de um: o flagbol.

O flagbol é um esporte bastante parecido com o futebol americano, mas é praticado sem aquela violência toda que a gente vê na televisão, nele praticamente qualquer contato físico é considerado falta; nem precisa daqueles grandiosos equipamentos de proteção. É como se fosse a versão “light” do futebol americano.

O seu objetivo é avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima). E as regras são simples: cada jogador utiliza duas fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

O esporte começou a ser desenvolvido como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. E nos anos 50, já havia ligas recreativas em várias regiões dos EUA. Porém ele só deu seus primeiros passos aqui no Brasil a partir de 1999 em escolas de ensino fundamental coordenado por professores de educação física.

A partir daí, o Brasil correu atrás desse atraso e fundou a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag, com a formação das primeiras equipes. E em 2001, participou pela primeira vez da Copa do Mundo de Flagbol, ficando na 10ª colocação.

Pra entender melhor esse esporte assista esse vídeo:



Beatriz Rocha




Ler Mais

Mountain Board


Surgido na Califórnia, o mountainboard é uma categoria que ganha cada vez mais adeptos entre os amantes dos esportes radicais. O atleta desce montanhas com um skate adaptado, levantando a adrenalina não só de quem pratica, mas também de quem assiste.É uma prancha semelhante á dos skates, porém maior, que é equipada com eixos maiores, com dureza regulável através de molas, pneus infláveis e presilhas para os pés.

No Mountainboard é possível saltar, mandar slides(rasgadas no chão), e descer bem rápido em terrenos acidentados. As manobras aéreas são muito semelhantes às do snowboard. Já as manobras no chão recebem diversas influências, vindas do surf e do skate.

É importante lembrar que o uso do equipamento completo de proteção é imprescindível.

Patrícia Paiva

Ler Mais

Enquete


Oie... td bm?

Seguinte.. não sei se notaram mas temos uma enquete no nosso blog, peço pro pessoal que participou que coloque aqui a justificativa do seu voto(use os comentarios), seja ele negativo ou postivo!!!!

Abs
Equipe ETECetera 

Ler Mais

Importância do alongamento


Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. Podemos e devemos nos alongar toda manhã e no final do dia, depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas, independente do seu condicionamento físico ou da sua idade. O alongamento correto, respeitando os limites do seu corpo, sua estrutura muscular e sua flexibilidade é um ótimo aliado da saúde, pois ele prepara a musculatura para qualquer atividade. 

Benefícios não faltam em relação ao alongamento. Ela reduz as tensões musculares, ativa a circulação, previne lesões graves, ajuda em situações de desgaste, no relaxamento e até a liberar movimentos bloquiados por tensões emocionais. Com a prática constante, o alongamento proporciona um limite maior das tensões diárias e dos esportes. Tudo isso em no máximo 15 minutos de alongamento. 

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada. 

Hugo Marino

Ler Mais

A Trégua das Olimpíadas


As Olimpíadas foram fundadas na Grécia para honrar os deuses, especialmente Zeus. Nessas competições, a idéia era o jogador se desenvolver fisicamente e mentalmente para chegar próximo da imagem de perfeição e trazer glória para o lugar de onde veio.
Se as cidades gregas estavam em guerra na época dos Jogos Olímpicos, era instituída uma trégua para que qualquer um pudesse vir à cidade de Olímpia e assistir ao espetáculo. Mas é claro que os viajantes não vinham à cidade só por causa dos jogos, mas também para orar nos templos, conversar, aumentar o comércio e aprender mais.

Em resumo, os Jogos Olímpicos da Grécia promoviam a paz e a interação entre as pessoas de diversos lugares. Mas não é isso que vemos hoje. As Olimpíadas foram perdendo seu significado original ao longo do tempo.

Os Jogos Olímpicos de 1916 foram cancelados em função da Primeira Guerra Mundial. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), Adolf Hitler, movido pela idéia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta negro Jesse Owens, que ganhou
quatro medalhas de ouro. Os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados por causa da guerra. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. Durante a Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles.

Até entre os atletas o esporte é visto como "guerra" e cada vez mais são
encontradas evidências de doping.

Então, façam essas Olimpíadas valerem à pena. Esqueçam suas diferenças e divirtam-se!

Pietro Liberato
Ler Mais

Wing Walking, loucura com estilo!

O que acontece quando juntamos aviões, velocidade e muita loucura? Tudo isso se resulta a um esporte extremamente psicodélico chamado Wing Walking.

O esporte Wing Walking (se é que se pode chamar isso de esporte, por tanta loucura envolvida), já fez diversas vítimas da adrenalina.


Wing Walking começou por volta dos anos 20, no Texas. Consiste em uma pessoa que com certeza é viciada em adrenalina e muita aventura que sobe em cima da asa de um avião em movimento, enquanto o piloto fica fazendo altas manobras radicais a vários metros do chão, mas claro que o acrobata (a pessoa que fica em cima do avião) não fica para trás, ele também faz diversas loucuras inimagináveis. Digamos que o fundador disso tudo, foi um piloto que estava treinando nas Forças Armadas Americanas durante a Primeira Guerra Mundial, quando de repente houve um problema em sua asa, sem hesitar o lendário Ormer Locklear escalou seu próprio avião e consertou seu problema, algumas pessoas que já praticavam algumas loucuras parecidas resolveram aderir mais a essa prática esportiva. Ormer Locklear virou uma Lenda, mas pagou caro, já que morreu depois de alguns anos fazendo uma filmagem excêntrica de seu “show”.


Então, vai encarar?

Vitor Neto
Ler Mais

Arte de rua

O grafite é conhecido como uma manifestação artística contemporânea feita em lugares públicos, que faz das paredes e dos muros suas telas de criações. Alguns relatos e vestígios comprovam seus primeiros passos desde o Império Romano, mas o Grafite realmente surgiu durante a década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a inserir suas marcas nas ruas da cidade. 

Apesar do pouco tempo que o grafite tem como representação artística, suas técnicas são a cada vez mais inovadoras; os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex e novas formas de materialização da arte são exploradas, como o light graffiti, um sistema onde as imagens são reproduzidas por projeção de luz e capturadas em forma de fotografia, como vemos na imagem ao lado. Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída nas artes visuais, mais precisamente como arte urbana, e uns de seus principais influentes são "Os Gêmeos", dois irmãos que iniciaram o grafite desde 1987 e ajudaram a construção desta arte à maneira brasileira, fazendo com que o grafite brasileiro fosse reconhecido como um dos melhores de todo o mundo!

Infelizmente, o grafite ainda sofre muito preconceito, pois muitas vezes é confundido e comparado a pichação, considerado um ato de vandalismo que só colabora com a poluição visual, apesar de, assim como qualquer arte, ter seu valor representativo para quem quer que seja. O grafite, por sua vez, procura transmitir mensagens relacionadas a opressão social sofrida principalmente por membros de comunidades pobres, representa a realidade da vida nas ruas, e por isso está inserido no famoso movimento Hip Hop e aproxima muitas pessoas do meio artístico.

Muro de Berlim 



Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta. 
Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. 
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos. 
Tag: é assinatura de grafiteiro. 
Toy: é o grafiteiro iniciante. 
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Sanny Cruz

Ler Mais

A arte na guerra


A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar em artes marciais, principalmente depois de lançamentos de vários filmes nos quais estrelavam grandes nomes da luta cinematográfica como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, que mostravam um pouco das artes marciais. 

As artes marciais no inicio não se referiam às lutas orientais como nós pensamos. Na Grécia Antiga o termo era usado para referir às lutas greco-romanas, mas hoje em dia esse termo é usado tanto para lutas ocidentais como orientais. “Mas no oriente existem termos mais adequados e específicos para a definição dessas artes, como “Wu Shu” na China, “Bu-Shi-Do” no Japão, e assim surgem dois significados para as artes marciais, “a arte da guerra” ou “caminho do guerreiro”.
As artes marciais tiveram o seu surgimento a partir da necessidade da proteção e defesa pessoal. A versão mais conhecida de seu surgimento é na historia oriental, diz a lenda que Bodhidharma um monge indiano, que viajava na China, orientou monges chineses na pratica do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que ajudou os monges a criar um estilo próprio, o Kung Fu. Pesquisas afirmam que o Kung Fu já existe há mais de cinco mil anos. Outra arte marcial também muito conhecida é o Karate uma luta que surge no Japão, tendo influencia de lutas vindas da China. O Karate aparece muito no filme do Karate Kid, no qual o senhor Miyagi (interpretado por Pat Morita), mestre em Karate ensina Daniel Larusso (Ralph Machio), a se defender. Mas o verdadeiro objetivo da luta é a defesa pessoal em situações de risco sem regras, e com enfoque principal na formação do caráter do ser humano.
Mas é bom sempre lembrar que as artes marciais, se inspiram na natureza, um bom exemplo é o Kung Fu, que surge através da observação dos animais, assim originando vários estilos, como garça, tigre, águia e entre outros, assim os praticantes dessa arte tentam imitar os animais na hora do combate.
Antigamente as artes marciais eram vistas como uma maneira de se defender do inimigo, hoje essa arte é praticada com objetivos mais abrangentes, como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação motora, lazer e desenvolvimento de disciplina. 

Regiane Soares

 
Ler Mais

Ginástica Olímpica

Ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa "treinar e, em sentido literal, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.


Conhecida no Brasil por ginástica olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade, baseando-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos revelando força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre cavalo (de 1,10 m de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 m e 1,50 m de altura), e trave de equilíbrio (de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).

Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Existem os elementos obrigatórios em cada aparelho, que todos os ginastas devem praticar ou perderão pontos. O ginasta deve acrescentar outros elementos para obter pontos extras. Todos os exercícios têm um valor inicial, que para os homens é 8.6 e para as mulheres 9.0. Isto quer dizer que se o ginasta não acrescentar elementos que valem bônus, seu exercício poderá obter no máximo essas notas, mesmo que sejam executados perfeitamente. O valor de cada elemento e os movimentos obrigatórios de cada aparelho está no "Código de Pontos" desenvolvido pela FIG (Federação Internacional de Ginástica) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais.

Atualmente, a ginástica é um esporte que chama atenção devido a beleza e graça dos movimentos com que o ginasta realiza com seu corpo.

A ginasta que mais teve destaque e até hoje é tida como ídolo mundial desse esporte é a romena Nadia Elena Comaneci; que conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro. Foi a primeira ginasta a receber uma nota dez como desempenho perfeito.


Também não podemos esquecer da ginasta brasileira Daiane dos Santos, que compete em provas de ginástica artística. Ela foi a primeira ginasta, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do campeonato Mundial.
Daphne Barutti
Ler Mais

Estudo diz correr descalço é melhor


A pesquisa, feita por um especialista brasileiro, baseia-se na observação de que os corredores que usam tênis costumam começar o impacto no solo pelos calcanhares, produzindo ondas de dor pelo corpo. Já com os pés descalços, o meio do pé ou sua parte frontal tocaria o chão, diminuindo esse efeito.
O estudo ainda revela que pessoas que não usam calçados quando correm, têm uma batida contra o solo totalmente diferente. Muitos hoje associam isso a dores e lesões, mas é possível pisar nas superfícies mais duras sem o menor sinal de desconforto ou dor.
O estudo partiu do princípio de que o homem sempre praticou corrida descalço ou usando calçados leves como mocassins, e o exemplo de atletas, como o etíope Abebe Bikila, maratonista que conquistou títulos correndo com os pés no chão. Para isso analisou atletas que sempre usaram tênis, outros que sempre correram descalços e alguns que deixaram os calçados e adotaram a prática sem eles.
Correr descalço também trabalha diferentes músculos do corpo. Por isso o pesquisador alerta que se quiser largar os tênis é necessário ir com cautela. Se usou tênis a vida toda, faça a transição aos poucos para fortalecer barriga da perna e músculos dos pés.
Patrícia Paiva
Ler Mais

A busca da beleza através da atividade física


Vivemos hoje em uma época onde os padrões de vida são impostos pela sociedade. Onde todos os indivíduos têm que ter uma excelente saúde, um corpo escultural, uma beleza extraordinária e um emprego de grande status.
Você já percebeu que a maioria dos seus amigos ou até mesmo você só pratica uma atividade física, vai a uma academia e tem uma alimentação saudável só para seguir à ditadura da beleza?
Às vezes esquecemos a verdadeira importância da atividade física, só pensando na busca por uma beleza ideal. Mas o que realmente importa é que precisamos sim fazer uma atividade física, ter uma alimentação balanceada e até buscar uma aparência melhor, mas para obter uma melhor qualidade de vida.

A atividade física praticada regularmente beneficia em vários aspectos, como por exemplo: melhora a aparência e a postura, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumenta a produtividade no trabalho, previne doenças, combate o stress e a indisposição, melhora a capacidade de esforços físicos, e aumenta sua qualidade e expectativa de vida.

O que vem acontecendo com muita freqüência é que as pessoas estão se esquecendo de sua própria qualidade de vida e pensando só na busca de uma beleza ideal, muitas vezes passando dos limites do seu próprio corpo em prol desta fixação.
Nesse caso, a pessoa pode passar por distúrbios psicológicos e alimentares, como a bulimia e a anorexia; também pode praticar exercícios em excesso e com uma carga maior do que a adequada para seu corpo; além de alguns adotaram também anabolizantes e afins com o objetivo de ganhar massa muscular mais rápido. Todos esses fatores podem gerar graves conseqüências para o corpo, que incluem doenças secundárias e até a morte.


Outro problema a ser considerado é o fato de que, aqueles que não seguem esses padrões muitas vezes sofrem com o bullying. O fato de a pessoa ser diferente do que é considerado bonito, faz com que ela seja discriminada por sua forma física, cor e tipo de cabelo e etnia. Algumas das principais conseqüências do bullying são: depressão, baixa auto-estima e medo.

E por último, não se esqueçam, é necessário que pratiquemos atividade física, mas na medida certa, sem excessos, o que não vale é virar um sedentário, ok?


E você, já se exercitou hoje?

 Beatriz Rocha


Ler Mais

Primeiros socorros




Os esportes são saudáveis e divertidos. Mas apesar de sermos levados pela emoção do momento, acidentes como fraturas e lesões podem acontecer. Bom é que haja sempre uma equipe de médicos para cuidar desses
imprevistos, mas muitas vezes eles não estão lá. Por isso, é melhor que todos saibam o que fazer quando alguém se machuca no esporte.
Existem várias coisas que qualquer um pode fazer para ajudar o jogador ou torcedor machucado. A seguir, os casos mais comuns que podem ocorrer nas Olimpíadas e como tratá-los.
(Observação: o auxílio médico é essencial. Os procedimentos dessa matéria servem apenas para cuidar da vítima enquanto os médicos não chegam.)

Cãibra: Contração involuntária e dolorosa do tecido muscular. Para aliviar a dor, a parte machucada tem que ser alongada, massageada e relaxada com gelo.
Estiramento:ocorre quando há algum movimento brusco ou exagerado do músculo, algo além da sua capacidade, causando o rompimento de algumas fibras musculares. Compressas frias devem ser feitas sobre o local que dói.

Fratura (quebra): Geralmente a fratura é interna, ou seja, não chega a perfurar a pele. Deve-se manter o membro fraturado na posição mais natural possível, sem que ele seja muito movido para não piorar o estrago. Se for o pé ou o cotovelo, deixar em ângulo reto. Se for a mão ou o joelho, devem ficar levemente flexionados.
O membro deve ser imobilizado com algum pano, de forma que não aperte muito nem cause mais dor à vítima. Se os dedos estiverem machucados, deve haver algo que sirva de almofada entre os dedos.

Hemorragia: O mais importante é que a vítima pare de sangrar. Para isso, a parte do corpo que sangra tem que ser lavada em água corrente, levantada e um pano limpo deve ser dobrado várias vezes para tampar a ferida (Obs.: a elevação, isto é, colocar a articulação acima do coração, faz com que o inchaço diminua mais rapidamente e ajuda a aliviar a dor.). Outro pano deve ser amarrado ao corpo para não deixar o pano que cobre a ferida sair do lugar. Enquanto a vítima estiver perdendo sangue, ela deve ficar agasalhada e sem contato com o chão frio.

(Lembrando: nunca se deve dar de comer ou beber ao ferido, pois se ele tiver de ser operado, deve permanecer em jejum.)

Pietro

Ler Mais

Adrenalina: O hormônio do esporte


Em momentos de perigo, estresse alto, nervosismo, cansaço físico e entre outras situações aonde é exigida um esforço maior do corpo, é liberado no sangue através de um sinal neurotransmissor a adrenalina, hormônio segregado pelas glândulas supra-renais responsável por preparar o corpo como resposta a esses momentos. Suor, dilatação das pupilas e brônquios, contração e relaxamento de alguns músculos, vasoconstrição, elevação do nível de açúcar no sangue, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial são os principais sintomas responsáveis por acelerarem o funcionamento do cérebro e de todo o organismo. 

No esporte esse hormônio esta presente a todo o momento. Um corredor segundos antes da largada, um surfista remando para deslizar a melhor onda, os boxeadores encarando-se no ringue, são situações aonde a adrenalina serve como força propulsora para a realização do esporte, independente do grau de risco, deixando seu raciocínio mais rápido, sua respiração e seus reflexos a mil. 

A adrenalina é uma grande aliada em horas difíceis, mas isso é restrito a pessoas com uma boa saúde, que praticam esporte regularmente e têm uma boa alimentação. Em pessoas sedentárias, com uma alimentação ruim, quando a adrenalina é acionada, a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos aumentam, fazendo com que uma artéria entupida impeça o sangue de chegar aos órgãos, ocasionado a morte de uma série de células por falta de oxigênio (infarto). Por isso é bom evitar excessos na hora da alimentação, que além desse risco, apresentam muitos outros.

Hugo Marino

Ler Mais

The Twist, o êxito dos anos 60!


Em 1959, um cara de nome Hank Ballard, compôs uma música chamada The Twist e meio que extraiu uma dança um tanto quanto estranha da Flórida, a qual era uma dança um pouco popular entre os jovens da época, mas ridiculamente desconhecida. Hank Ballard, então, produziu um compacto com essa música, mas o problema foi que ninguém gostou dessa música, então o compacto passou despercebido, não teve tanto sucesso. Ele fez até alguns shows, mas realmente ninguém gostou da música, principalmente da dança.

Foi aí que em 1960, até aí nada para se fazer, dias monótonos e chatos, chegou essa maravilhosa música e estupenda dança aos olhos e ouvidos de Dick Clark, ele ficou extremamente interessado, com isso, ele procurou o mais rápido possível por um cantor que quisesse regravar a música. Ele encontrou um cantor, Chubby Checker, que logo de início não mostrou interesse algum pela música e logo de cara disse que seria uma catástrofe, mas ele se enganou, a música fez sucesso, um espetacular e estrondoso sucesso, com isso, ele começou ir a programa de televisões e, com isso, apresentou a dança para todos e foi maravilhosamente recebida, por incrível que pareça, por mais que não tenham gostado da maneira que Hank Ballard tinha feito, todos gostaram da maneira que Chubby Checker fez, sim, tanto quanto a música e a dança viraram um estupendo sucesso e êxito dos anos 60, que foi até parar na primeira colocação da Billboard Hot 100.
Chubby Checker, ao fundo.
Mas, a dança já foi designada como imprópria. Foi designada sabe por quem? Pela Igreja Católica.

A dança em si, é extremamente fácil, mas por acharem muito fácil, as pessoas dançam de qualquer maneira e depois vão ao médico com dores nas costas e joelhos. Por incrível que pareça isso foi uma coisa que ocorreu muito na época, pois as pessoas dançavam de uma maneira própria e acabavam se dando mal, por essa questão de depois de dançar ficar com dores, o mais recomendado é fazer alongamentos antes e depois da dança, mas claro, o melhor é você procurar dançar da maneira certa e agradável, que nunca ficará com dores.
Chubby Checker, ao centro.
Os princípios básicos do twist são simples: uma rotação com as pernas juntas e flexionadas com o peso apoiado em uma parte do pé, nos balanços do corpo para frente e para trás e no movimento dos braços contrários ao movimento dos quadris e das pernas.

Outra coisa que revolucionou na dança, foi que a partir dessa dança, as pessoas poderiam dançar sozinhas, as mulheres não precisavam mais esperar serem convidadas para dançar e cada pessoa poderia mostrar suas habilidades na tal dança.

Finalizando, o Twist foi uma dança que participou, revolucionou e influenciou muito no cenário artístico do mundo, não só na área de dança, mas até na moda, pois foram criadas certas calças, saias e camisas, para que dessem um ar mais vibrante aos nossos olhos quando víssemos uma pessoa dançando Twist, e também, influenciou na parte de educação física, pois não era qualquer um que conseguia dançar o twist, tinha que ter bom condicionamento físico, com isso, muitas pessoas ralaram para poderem fazer seus pequenos passinhos de dança no twist, muito do que eu vi, algumas pessoas usavam o twist com um meio de emagrecer, pois trabalha em boa parte do corpo (pernas e quadris) e com tudo isso, só para você ver, começou com uma simples dança norte-americana, que hoje é algo indispensável aos fãs de Rock n’ Roll, Rockabilly e que faz parte da história da dança.


Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado do post! Até o próximo.

Vitor Neto
Ler Mais

Você já ouviu falar em Sport Stacking ?


 Pouca gente já viu ou ouviu falar sobre esse esporte, talvez pelo fato de ter surgido há pouco tempo, por volta de 1980 na Califórnia. Em 1990 o esporte passou a ganhar mais atenção, principalmente depois de ser exibido no programa "The Tonight Show" de Johnny Carson. 
Ele consiste basicamente em empilhar determinada quantidade de copos plásticos em um tempo curtíssimo cronometrado por um aparelho específico, podendo ser praticado em grupo ou individualmente.Os praticantes de Sport Stacking, os "stackers" , têm de agir com incrível rapidez, habilidade e precisão. São várias sequências de "pirâmides" feitas com 3, 6 e até 12 copos em menos de 10 segundos!!! E pra isso é preciso muita prática!
   
  Também conhecido como Cup Stacking ou Speed Stacking, foi criado por Wayne Godinet, fundador da "Associação Mundial de Sport Stacking" (WSSA) que hoje, junto ao professor Bob Fox, ensina o esporte a crianças, jovens e adultos até mesmo em escolas, como uma das matérias da disciplina de Educação Física, pois assim como qualquer outro esporte desenvolve habilidades do jogador, como coordenação motora e visual, tanto do lado direito quanto esquerdo.

  Vários torneios e competições de Sport Stacking vêm acontecendo pelo mundo, embora ainda não seja tão praticado no Brasil, mas promete despertar o interesse de muita gente. Se quiser ser um desses já pode assistir ao vídeo e começar a praticar!


Sanny Cruz

Ler Mais

Futebol jogado em grandes altitudes


Sempre quando vai rolar Copa América  ocorre à mesma história de que várias seleções não querem jogar em La Paz, pelo motivo de ser muito alta a cidade, fazendo assim, sendo quase impossível de jogar em uma altura como a da cidade, que é de 3.600 metros de altitude ao nível do mar.

Não se trata de desculpas por medo de jogar lá ou então por estar com medo do rival, realmente é de se tirar o fôlego e isso prejudica o andamento do jogo para quem não é acostumado a jogar em altitudes assim. A quantidade de oxigênio presente em La Paz é de 36% menor do que a de um estádio próximo ao nível do mar, como por exemplo, o Maracanã.

Para que os atletas não percam o rendimento, eles deveriam ao menos chegar 30 dias antes do jogo, para acostumarem-se a altitude. Ou então, chegar 120 minutos antes da partida e andar um pouco pelo estádio para não enfrentar os danos durante a partida. Até mesmo os goleiros enfrentam esses danos, não só físicos, mas também na hora de agarrar um chute, pois como a pressão atmosférica é menor, a bola enfrenta menos resistência e mantém sua velocidade por mais tempo, então, se o goleiro levar uma bicuda na cara, tchau nariz.

No nível do mar, o cérebro consome cerca de 20% de oxigênio usado pelo corpo, coordenando todas as atividades do corpo, já em uma altitude com a de La Paz, o atleta pode sentir uma leve euforia, cansaço e diminuição da coordenação motora.

Em relação ao coração, em um jogo no nível do mar, um atleta tem cerca de 150 e 180 batimentos cardíacos, já em altitudes mais altas, o coração bate cerca de 50% mais, fazendo assim, o atleta parar antes ou até desmaiar se ao caso o coração não aguentar o tranco.

Agora o pulmão em atividade em um local próximo ao nível do mar, não passa de 12 transpirações por minuto, já em altitudes maiores como a de La Paz, o pulmão começa a trabalhar 65% mais que o normal.
Em questão dos músculos, normalmente os músculos pegam oxigênio e transforma em energia, em exercícios intensos os músculos produzem ácido láctico. Em altitudes mais altas, ácido láctico é produzido exageradamente e os músculos cansam mais rápidos, por falta de energia.

Em altitudes altas, o sangue fica mais espesso por conta de serem produzidos mais glóbulos vermelhos, pela falta de oxigênio, já que são os glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio para as células do corpo.

No Maracanã, por exemplo, uma bola chutada a 100 km/h, perde quase metade de sua velocidade em 20 metros, ficando a 58 km/h. Já em La Paz, a bola não perde tanta velocidade, em um chute de 100 km/h, em 20 metros a bola vai para 69 km/h. Fazendo uma relação meio grotesca ao um estádio de futebol que poderia ser construído ao topo do Everest (8.848 metros), uma bola chutada a 100 km/h, atravessaria o campo em 0,8 segundos e não perderia quase nada de sua velocidade, chegaria ao gol em 81 km/h.

Em questão disso tudo, é sim possível um atleta morrer nessas condições, pois por esses diversos fatos, pode causar um edema cerebral (inchaço no cérebro) ou um edema pulmonar (fluído nos pulmões) no atleta. A FIFA pensa muito em proibir partidas em altitudes como essas, pois países como o Brasil, os atletas não estão preparados a altitudes assim, fazendo assim, tendo uma enorme diferença aos jogadores da cidade, já que estão acostumados a altitudes altas e não tem problemas em questão disso.

Claro que não vão ser todos os jogadores que vão sentir sintomas negativos, em altitudes como essas, é provável que 60% dos jogadores que não estão acostumados apresentarem algum sintoma negativo e não importa idade ou sexo, de uma maneira ou outra, os atletas irão apresentar algum sintoma negativo.

Vitor Neto
Ler Mais

O esporte como fator de inclusão social


Embora não se tenham estatísticas confiáveis sobre a inclusão social no Brasil, não é difícil afirmar que o esporte tem sido o principal fator de inclusão social nestes quase 120 anos de vida republicana.

No início, a poderosa ferramenta de inclusão social era voltada apenas ao futebol, mas, aos poucos, e no decorrer do tempo, ela expandiu sua benéfica atuação para o boxe, o vôlei, o basquete, o atletismo e, mais recentemente, para atividades esportivas, como, por exemplo, o surfe e o skate, entre outras modalidades.

O exemplo vivo de socialização a partir do esporte é o Clube Escola. O Clube Escola é uma instituição, na qual crianças de varias idades podem participar, para passar um determinado tempo do seu dia praticando esportes, á um orientador para auxiliar e acompanhar as crianças e o seu desenvolvimento, mas a meta real é influenciar a criança de uma forma divertida e educativa, para ajudar a criança a interagir com a sociedade, e tirar proveito de atividades tanto competitivas ou cooperativas. Assim as crianças apreendem de uma forma tanto educativa, interativa, e saudável.

Contudo o esporte não é o pilar de uma criança qualquer pessoa sabe disso, por que também já passou pela escola como nos estamos passando, todos nos sabemos que o esporte é o auxilio de uma educação, e para sempre melhorarmos a nossa sociedade, o máximo que podemos fazer é dar os nossos limites até onde é possível não só apreendendo com o esporte, mas com a vida também, e percebemos que mesmo nos que somos jovens temos uma boa idéia do que é o mundo real, e que podemos não só apreender mais ensinar, mostrar a todos, o país e a educação que queremos para nós e para a sociedade.

Patrícia de Paiva
Ler Mais

A influência da mídia por trás do esporte



Atualmente vem-se falando muito em esportes, nos seus benefícios e na melhora da qualidade de vida adquirida através da prática. 

A mídia tem um papel fundamental na disseminação da visão do esporte transmitida para a sociedade, mas cada vez mais o esporte vem se tornando uma mercadoria e consequentemente uma forma de consumo comandada pelas grandes redes de comunicação.

O sistema capitalista aliado à mídia explora atletas bem-sucedidos em seus interesses econômicos, fazendo com que a sociedade seja induzida ao consumo. 
 
Muitas vezes somos levados por este fluxo e nos esquecemos da sua real função, do prazer que a prática nos proporciona, da união entre pessoas, dos benefícios para a saúde, do espetáculo que é assistir uma partida, seja ela de vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade. 
 
O esporte aliado á mídia não é de todo um mal, mas é necessário discernir quanto aos valores esportivos e aos fatores meramente econômicos.

Talita Bernardes Pereira
Ler Mais

Por que os atletas africanos são melhores no atletismo?


Você já deve ter-se perguntado: por que no atletismo, os atletas africanos sempre ganham? Na verdade isso acontece através de muitos fatores que influenciam no rendimento do atleta.

Os atletas africanos têm a vantagem geográfica, de morarem em lugares de altas altitudes, que favorecem o treinamento; ocorrendo o aumento de hemoglobina no sangue, que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo.

As irregularidades do terreno, como morros e descidas acentuadas, dão ao atleta maior condicionamento físico das pernas naturalmente.
As condições climáticas também influenciam. Pelo fato de o clima ser tropical-seco ocorre o fenômeno de aclimatação nos atletas, fazendo com que eles sejam capazes de suportar temperaturas elevadas.

Outro fator que também influência é a economia destes países. Devido a sociedade ser humilde e levar uma vida precária, muitas vezes os meios de transporte são substituídos pela caminha ou até mesmo pela corrida de percursos longos.

A maioria dos atletas africanos talentosos é de origem humilde. Eles dão aos iniciantes, exemplo de resultados gerados através de força de vontade, sacrifício e determinação; e não de treinamento específico e equipamentos, como é feito em países desenvolvidos.

Mas o fator mais difundido é o baseado na genética. Acredita-se que a hereditariedade é responsável por cerca de 80% do rendimento de um atleta; os outros 20% equivalem ao treinamento, equipamento e nutrição.

Segundo pesquisadores, os africanos dispõem de uma musculatura diferenciada das outras etnias, que comprovariam seu potencial no atletismo.

Patrícia de Paiva
Ler Mais

Montanhismo: Saúde e Consciência




O montanhismo ou alpinismo surgiu há muito tempo atrás, quando as montanhas eram apenas grandes obstáculos a serem transpostos por nossos antepassados em viagens migratórias ou exploratórias. Com o passar do tempo as montanhas tornaram-se não mais apenas obstáculos, mas também um local de grandes mistérios, dúvidas e superstições, fazendo com que expedições fossem acontecendo com cada vez mais frequência, dando origem ao esporte que conhecemos hoje, o montanhismo, que consiste na ascensão por escalada ou caminhada de uma montanha.

Este esporte é atualmente ligado ao turismo ecológico, sendo que sua prática apesar de parecer simples, envolve diversos fatores geográficos, dentre eles a altitude, que se não for conhecida ou estudada pode comprometer a segurança e a saúde do atleta. Quanto maior for a montanha, o ar será menos denso e mais rarefeito, e consequentemente a temperatura será menor e o oxigênio mais escasso podendo ocasionar lesões graves ao corpo e principalmente ao cérebro. 
 
Assim como todo esporte, o risco sempre estará presente, mas podemos muito bem reduzi-lo apenas com o conhecimento de certos assuntos, como a geografia que além do alpinismo, está presente em todos os esportes, principalmente os que envolvem uma relação com a natureza. Atos como esse valorizam a nossa saúde e a nossa vida.

Hugo Marino

Ler Mais

A dança e sua influência


Há quem diga que a dança é uma forma de expressão da alma, assim como qualquer outra representação artística. Os bons dançarinos que o digam! As danças realmente despertam em nós certa vontade de “extravasar”, quem nunca se pegou dançando ridiculamente em uma festa de aniversário ou até mesmo sozinho na sala?

Com tanta dança fica difícil perceber o que cada uma delas significa, por isso selecionamos algumas, contando um pouco de sua história, seu local de origem e seu significado.

Muitas danças têm o dom de despertar o lado romântico dos dançarinos, o exemplo vivo disto está nos filmes, tanto nos antigos como em alguns atuais, onde uma menina é convidada por seu admirador para ir a um baile e os dois dançam apaixonadamente à noite toda... Hoje em dia não é bem assim, mas o Tango, por exemplo, é uma dança atraente e sensual, onde os dançarinos se olham fixamente durante toda a dança, dando a ela um ar apaixonante. Romântico, não? De origem argentina e uruguaia e com algumas influências das danças européias e africanas, o Tango surgiu por volta do século XIX.

E quem não conhece o bom e velho Jazz, um estilo que acompanha a mistura de ritmos e tons musicais e baseia-se numa dança individual, onde o dançarino expõe suas habilidades de forma inesperada sendo graciosa rápida e ágil? O jazz surgiu no século XX como uma manifestação cultural dos jovens norte-americanos, teve seu auge nos Estados Unidos, mas originou-se na África.

O Flamenco é uma dança proveniente de Andaluzia, sul da Espanha, e possui grande influência cigana, árabe, judaica, hindu-paquistã e bizantina. É representada de maneira teatral, seguida por palmas, sapateados e toques. O cante (canto) é marcado pelo sentimento, pela melancolia e pelas fatalidades, passados através de temas amorosos, históricos e políticos. No final do século XIX, a música flamenca também foi representada com guitarras, fugindo de seus antigos padrões.

Uma das danças mais conhecidas e apreciadas pelo público jovem é a Street Dance, talvez por seus passos e movimentos difíceis e perigosos que deixam qualquer um de boca aberta! Os dançarinos de Street Dance possuem habilidades incríveis e seus gestos são feitos em perfeita harmonia com a música. Esse tipo de dança nasceu por volta de 1930 e 1940, impulsionados pelos estilos Rhythm e Blues, característicos da cultura negra. Depois disso surgiu uma grande diversidade de expressões, que deram forma ao tipo de dança que conhecemos hoje. O Street Dance é tão influente que estimulou varias outras formas de arte de rua como o Grafite e a música Rap, que representam a verdadeira vida nas ruas, seus hábitos e suas leis.

Sem preconceitos, é fácil notar a importância da dança na vida de uma pessoa, de uma sociedade e de uma nação. Além da expressão, além da cultura. A dança é uma forma de ajudar o indivíduo a encontrar seu próprio “eu” e contar a sua história de uma maneira descontraída, que com certeza passará por várias gerações.

E já que a dança e tão importante... Everybody dance now!”.
Regiane Soares
Sanny Cruz
Talita Bernardes Pereira


Ler Mais
 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>