A arte na guerra

sexta-feira, 22 de abril de 2011


A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar em artes marciais, principalmente depois de lançamentos de vários filmes nos quais estrelavam grandes nomes da luta cinematográfica como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li, que mostravam um pouco das artes marciais. 

As artes marciais no inicio não se referiam às lutas orientais como nós pensamos. Na Grécia Antiga o termo era usado para referir às lutas greco-romanas, mas hoje em dia esse termo é usado tanto para lutas ocidentais como orientais. “Mas no oriente existem termos mais adequados e específicos para a definição dessas artes, como “Wu Shu” na China, “Bu-Shi-Do” no Japão, e assim surgem dois significados para as artes marciais, “a arte da guerra” ou “caminho do guerreiro”.
As artes marciais tiveram o seu surgimento a partir da necessidade da proteção e defesa pessoal. A versão mais conhecida de seu surgimento é na historia oriental, diz a lenda que Bodhidharma um monge indiano, que viajava na China, orientou monges chineses na pratica do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que ajudou os monges a criar um estilo próprio, o Kung Fu. Pesquisas afirmam que o Kung Fu já existe há mais de cinco mil anos. Outra arte marcial também muito conhecida é o Karate uma luta que surge no Japão, tendo influencia de lutas vindas da China. O Karate aparece muito no filme do Karate Kid, no qual o senhor Miyagi (interpretado por Pat Morita), mestre em Karate ensina Daniel Larusso (Ralph Machio), a se defender. Mas o verdadeiro objetivo da luta é a defesa pessoal em situações de risco sem regras, e com enfoque principal na formação do caráter do ser humano.
Mas é bom sempre lembrar que as artes marciais, se inspiram na natureza, um bom exemplo é o Kung Fu, que surge através da observação dos animais, assim originando vários estilos, como garça, tigre, águia e entre outros, assim os praticantes dessa arte tentam imitar os animais na hora do combate.
Antigamente as artes marciais eram vistas como uma maneira de se defender do inimigo, hoje essa arte é praticada com objetivos mais abrangentes, como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação motora, lazer e desenvolvimento de disciplina. 

Regiane Soares

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>