Envolvendo esse assunto com o projeto das olimpíadas, pesquisamos sobre a relação entre a deficiência física e o esporte.
Deficiência física e o esporte
Que o deficiente físico enfrenta várias dificuldades todos nós já sabemos. O que poucas pessoas sabem, é que para os deficientes físicos, praticar alguma atividade física é fundamental. Sim, se para nós o recomendável é praticarmos atividades físicas para ter uma vida saudável, para o portador de deficiência física é quase obrigatório.
Atleta Andre Brasil Esteves |
Praticando uma atividade física, os portadores de deficiência além de superarem suas expectativas, previnem as enfermidades secundarias e promovem a integração social.
Eles praticam os esportes de uma maneira um pouco diferente e com aparelhos adaptados que os ajudam no desempenho, dependendo do esporte e de sua deficiência.
O mais importante para esses portadores de deficiência física é iniciar suas atividades onde sejam respeitados de acordo com suas limitações e desenvolverem sua potencialidade individual.
Um exemplo vivo de esforço é o atleta Andre Brasil Esteves, grande nadador, vencedor de varias competições, que apesar de sofrer com paralisia infantil na perna esquerda este se apaixona pelo esporte desde pequeno, começou a nadar aos três meses de idade quando fora diagnosticado com a doença, embora ele já não veja mais a natação como uma maneira de tratamento, mas sim como uma forma de viver, e mostrando ao Brasil sua força e garra de superações de dificuldades.
Essa superação e essa luta torna essas pessoas um exemplo de vida mesmo sem elas perceberem, essas pessoas que nos mostram que nada é impossível.
Beatriz Rocha
0 comentários:
Postar um comentário