A pesquisa, feita por um especialista brasileiro, baseia-se na observação de que os corredores que usam tênis costumam começar o impacto no solo pelos calcanhares, produzindo ondas de dor pelo corpo. Já com os pés descalços, o meio do pé ou sua parte frontal tocaria o chão, diminuindo esse efeito.
O estudo ainda revela que pessoas que não usam calçados quando correm, têm uma batida contra o solo totalmente diferente. Muitos hoje associam isso a dores e lesões, mas é possível pisar nas superfícies mais duras sem o menor sinal de desconforto ou dor.
O estudo partiu do princípio de que o homem sempre praticou corrida descalço ou usando calçados leves como mocassins, e o exemplo de atletas, como o etíope Abebe Bikila, maratonista que conquistou títulos correndo com os pés no chão. Para isso analisou atletas que sempre usaram tênis, outros que sempre correram descalços e alguns que deixaram os calçados e adotaram a prática sem eles.
Correr descalço também trabalha diferentes músculos do corpo. Por isso o pesquisador alerta que se quiser largar os tênis é necessário ir com cautela. Se usou tênis a vida toda, faça a transição aos poucos para fortalecer barriga da perna e músculos dos pés.
Patrícia Paiva
0 comentários:
Postar um comentário