Montanhismo: Saúde e Consciência

domingo, 10 de abril de 2011




O montanhismo ou alpinismo surgiu há muito tempo atrás, quando as montanhas eram apenas grandes obstáculos a serem transpostos por nossos antepassados em viagens migratórias ou exploratórias. Com o passar do tempo as montanhas tornaram-se não mais apenas obstáculos, mas também um local de grandes mistérios, dúvidas e superstições, fazendo com que expedições fossem acontecendo com cada vez mais frequência, dando origem ao esporte que conhecemos hoje, o montanhismo, que consiste na ascensão por escalada ou caminhada de uma montanha.

Este esporte é atualmente ligado ao turismo ecológico, sendo que sua prática apesar de parecer simples, envolve diversos fatores geográficos, dentre eles a altitude, que se não for conhecida ou estudada pode comprometer a segurança e a saúde do atleta. Quanto maior for a montanha, o ar será menos denso e mais rarefeito, e consequentemente a temperatura será menor e o oxigênio mais escasso podendo ocasionar lesões graves ao corpo e principalmente ao cérebro. 
 
Assim como todo esporte, o risco sempre estará presente, mas podemos muito bem reduzi-lo apenas com o conhecimento de certos assuntos, como a geografia que além do alpinismo, está presente em todos os esportes, principalmente os que envolvem uma relação com a natureza. Atos como esse valorizam a nossa saúde e a nossa vida.

Hugo Marino

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>