Por que os atletas africanos são melhores no atletismo?

domingo, 10 de abril de 2011


Você já deve ter-se perguntado: por que no atletismo, os atletas africanos sempre ganham? Na verdade isso acontece através de muitos fatores que influenciam no rendimento do atleta.

Os atletas africanos têm a vantagem geográfica, de morarem em lugares de altas altitudes, que favorecem o treinamento; ocorrendo o aumento de hemoglobina no sangue, que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo.

As irregularidades do terreno, como morros e descidas acentuadas, dão ao atleta maior condicionamento físico das pernas naturalmente.
As condições climáticas também influenciam. Pelo fato de o clima ser tropical-seco ocorre o fenômeno de aclimatação nos atletas, fazendo com que eles sejam capazes de suportar temperaturas elevadas.

Outro fator que também influência é a economia destes países. Devido a sociedade ser humilde e levar uma vida precária, muitas vezes os meios de transporte são substituídos pela caminha ou até mesmo pela corrida de percursos longos.

A maioria dos atletas africanos talentosos é de origem humilde. Eles dão aos iniciantes, exemplo de resultados gerados através de força de vontade, sacrifício e determinação; e não de treinamento específico e equipamentos, como é feito em países desenvolvidos.

Mas o fator mais difundido é o baseado na genética. Acredita-se que a hereditariedade é responsável por cerca de 80% do rendimento de um atleta; os outros 20% equivalem ao treinamento, equipamento e nutrição.

Segundo pesquisadores, os africanos dispõem de uma musculatura diferenciada das outras etnias, que comprovariam seu potencial no atletismo.

Patrícia de Paiva

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>