É gente... Tem tanto esporte neste mundo, que boa parte deles a gente nunca ouviu falar. Agora é a hora de você saber mais de um: o flagbol.
O flagbol é um esporte bastante parecido com o futebol americano, mas é praticado sem aquela violência toda que a gente vê na televisão, nele praticamente qualquer contato físico é considerado falta; nem precisa daqueles grandiosos equipamentos de proteção. É como se fosse a versão “light” do futebol americano.
O seu objetivo é avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown.(pontuação máxima). E as regras são simples: cada jogador utiliza duas fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.
O esporte começou a ser desenvolvido como modalidade esportiva no início dos anos 40, em bases militares americanas de forma recreativa para os soldados. E nos anos 50, já havia ligas recreativas em várias regiões dos EUA. Porém ele só deu seus primeiros passos aqui no Brasil a partir de 1999 em escolas de ensino fundamental coordenado por professores de educação física.
Pra entender melhor esse esporte assista esse vídeo:
A partir daí, o Brasil correu atrás desse atraso e fundou a Associação Brasileira de Futebol Americano & Flag, com a formação das primeiras equipes. E em 2001, participou pela primeira vez da Copa do Mundo de Flagbol, ficando na 10ª colocação.
Pra entender melhor esse esporte assista esse vídeo:
Beatriz Rocha
0 comentários:
Postar um comentário