O esporte como fator de inclusão social

domingo, 10 de abril de 2011


Embora não se tenham estatísticas confiáveis sobre a inclusão social no Brasil, não é difícil afirmar que o esporte tem sido o principal fator de inclusão social nestes quase 120 anos de vida republicana.

No início, a poderosa ferramenta de inclusão social era voltada apenas ao futebol, mas, aos poucos, e no decorrer do tempo, ela expandiu sua benéfica atuação para o boxe, o vôlei, o basquete, o atletismo e, mais recentemente, para atividades esportivas, como, por exemplo, o surfe e o skate, entre outras modalidades.

O exemplo vivo de socialização a partir do esporte é o Clube Escola. O Clube Escola é uma instituição, na qual crianças de varias idades podem participar, para passar um determinado tempo do seu dia praticando esportes, á um orientador para auxiliar e acompanhar as crianças e o seu desenvolvimento, mas a meta real é influenciar a criança de uma forma divertida e educativa, para ajudar a criança a interagir com a sociedade, e tirar proveito de atividades tanto competitivas ou cooperativas. Assim as crianças apreendem de uma forma tanto educativa, interativa, e saudável.

Contudo o esporte não é o pilar de uma criança qualquer pessoa sabe disso, por que também já passou pela escola como nos estamos passando, todos nos sabemos que o esporte é o auxilio de uma educação, e para sempre melhorarmos a nossa sociedade, o máximo que podemos fazer é dar os nossos limites até onde é possível não só apreendendo com o esporte, mas com a vida também, e percebemos que mesmo nos que somos jovens temos uma boa idéia do que é o mundo real, e que podemos não só apreender mais ensinar, mostrar a todos, o país e a educação que queremos para nós e para a sociedade.

Patrícia de Paiva

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>