Primeiros socorros

segunda-feira, 18 de abril de 2011




Os esportes são saudáveis e divertidos. Mas apesar de sermos levados pela emoção do momento, acidentes como fraturas e lesões podem acontecer. Bom é que haja sempre uma equipe de médicos para cuidar desses
imprevistos, mas muitas vezes eles não estão lá. Por isso, é melhor que todos saibam o que fazer quando alguém se machuca no esporte.
Existem várias coisas que qualquer um pode fazer para ajudar o jogador ou torcedor machucado. A seguir, os casos mais comuns que podem ocorrer nas Olimpíadas e como tratá-los.
(Observação: o auxílio médico é essencial. Os procedimentos dessa matéria servem apenas para cuidar da vítima enquanto os médicos não chegam.)

Cãibra: Contração involuntária e dolorosa do tecido muscular. Para aliviar a dor, a parte machucada tem que ser alongada, massageada e relaxada com gelo.
Estiramento:ocorre quando há algum movimento brusco ou exagerado do músculo, algo além da sua capacidade, causando o rompimento de algumas fibras musculares. Compressas frias devem ser feitas sobre o local que dói.

Fratura (quebra): Geralmente a fratura é interna, ou seja, não chega a perfurar a pele. Deve-se manter o membro fraturado na posição mais natural possível, sem que ele seja muito movido para não piorar o estrago. Se for o pé ou o cotovelo, deixar em ângulo reto. Se for a mão ou o joelho, devem ficar levemente flexionados.
O membro deve ser imobilizado com algum pano, de forma que não aperte muito nem cause mais dor à vítima. Se os dedos estiverem machucados, deve haver algo que sirva de almofada entre os dedos.

Hemorragia: O mais importante é que a vítima pare de sangrar. Para isso, a parte do corpo que sangra tem que ser lavada em água corrente, levantada e um pano limpo deve ser dobrado várias vezes para tampar a ferida (Obs.: a elevação, isto é, colocar a articulação acima do coração, faz com que o inchaço diminua mais rapidamente e ajuda a aliviar a dor.). Outro pano deve ser amarrado ao corpo para não deixar o pano que cobre a ferida sair do lugar. Enquanto a vítima estiver perdendo sangue, ela deve ficar agasalhada e sem contato com o chão frio.

(Lembrando: nunca se deve dar de comer ou beber ao ferido, pois se ele tiver de ser operado, deve permanecer em jejum.)

Pietro

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Etecetera | by TNB Isaque Lima e Ronaldo Lisboa ©2011
>