Surgido na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos, o breakdance é um estilo de dança das ruas, parte da cultura hip-hop, criada por afro-americanos e latinos. Surgiu com o intuito de evitar que os jovens entrassem nas gangues de rua, que tomavam conta de Nova Iorque naquela época, e atualmente é algo praticado no mundo inteiro, de maneira recreativa e competitiva.
Teve sua origem nas block parties (festas de rua), onde os ritmos musicais que se tocavam eram o Soul, Funk, Jazz e ritmos latinos. Os garotos mais jovens, por não conseguirem acompanhar o ritmo Soul como seus pais ou irmãos mais velhos, acabaram criando esse estilo mais radical de dança.
Nesses estilos musicais, existia um momento em que só os instrumentos tocavam, a voz ficava ausente por um tempo. Este momento é o chamado break beat, que deu origem ao nome da dança, já que este momento era o preferido pelos B. boys (termo que designa o dançarino de break) para realizar os movimentos do break.
A dança do break possui, basicamente, três momentos: Top Rock – é a preparação da dança, a parte inicial; Foot Working – literalmente, o trabalho com os pés, geralmente os traçando em volta do corpo; e Freeze – o congelamento, a finalização da dança.
0 comentários:
Postar um comentário